sexta-feira, outubro 01, 2004

Relançadas as relações com a França (2004)

Origem do documento: Católica Net, 21 Jan 2004

A Guiné-Bissau e a França decidiram redinamizar as suas relações bilaterais devendo este último contribuir nos esforços de ajuda internacional ao processo de transição no primeiro, apurou a PANA segunda-feira.
Para o efeito, o ministro francês para a Cooperação e Francofonia, Pierre-André Wiltzer, recebe esta terça-feira, em Paris, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, António Artur Sanhá e o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, João José Silva Monteiro.
Sanhá, que está de regresso de Bruxelas, vai avaliar com Wiltzer "as condições em que a França pode redinamizar a sua cooperação bilateral com a Guiné-Bissau e contribuir no apoio ao seu governo de transição", disse fonte diplomática em Paris.
A cooperação entre os dois países foi interrompida na sequência da destruição da embaixada da França em Bissau por soldados da junta durante os acotecimentos de Maio de 1999. A França teve que fechar a sua representação e chamar de volta o seu embaixador.

Com o regresso das autoridades civis ao poder, a cooperação está a ser retomada progressivamente, com a normalização das relações diplomáticas e dando prioridade às finanças públicas e à saúde.
Em 2000, Paris atribuíu a Bissau 0,72 milhão de euros (cerca de 500 milhões de francos CFA) em ajuda de emergência destinada ao restabelecimento das instituições do Estado e à reconstrução e ao apetrechamento do Centro Cultural franco-bissauguineense.
Cerca de 0,38 milhão de euros (quase 250 milhões de francos CFA) deste valor foi desembolsado apenas em 2002, por razões administrativas.
Uma ajuda suplementar à Guiné-Bissau de um milhão de francos franceses (ou seja 100 milhões de Francos CFA) foi cedida pela via do bureau local da ONU.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?