quarta-feira, outubro 13, 2004

Nota da embaixada dos EUA sobre as legislativas de 2004

Origem do documento: Embaixada dos EUA
para o Senegal e a Guiné-Bissau

GB KPAO KDEM press statement 2004
Apr09 Eleicoes Leg.
Nota de Imprensa

Inicio do texto

Os Estados Unidos de America recebeu com agrado as eleicoes legislativas de 28 e 30 de Marco de 2004, na Guine-Bissau

Oficias provinientes da Embaixada dos Estados Unidos em Dakar, Senegal tiveram oportunidade de observar o processo eleitoral e mutuamente fazer consultas com os outros observadores internacionais. Apesar dos problemas logisticos que se verificaram, Os Estados Unidos concorda com o relatorio final da comunidade internacional que testemunha de que as eleicoes da Guine-Bissau foram sufficientemente livres e justas para repercutir o desejo do povo.

Nos aproveitamos esta oportunidade para elogiar o povo da Guine-Bissau pela perseveranca e determinacao para restablecer a ordem democratica no seu pais.

Esperemos que a Guine-Bissau ira avance com firmeza para a consolidacao deste progresso da democracia atravez da publicacao rapida dos resultados das eleicoes pela CNE (Comissao Nacional de Eleicoes) e o reconhecimento imediato dos resultados das eleicoes pelo todos os partidos politicos.

Retrospectiva:

A Guine-Bissau actualmente esta sob sancao 508 da Operacao do Acto de Apropriacoes dos Negocios Estrangeiros, uma lei que proibe o Governo dos Estados Unidos promover uma assistencia finaceira directa a qualquer Pais cujo o Governo foi deposto por um golpe military. Desde Setembro de 2003/a data do levantamento military, os Estados Unidos sempre teve esperancas de que a Guine-Bissau iria sair rapidamente da crise em que se encontra mergulhado e escolher um novo caminho, elegendo democraticamente um novo governo. ( parlamento)?. Embora a etapa acima mencionada nao levanta automaticamente as sancoes , mas sera o primeiro passo direcionado. Assim que o Governo democraticamente eleito for investido, Os Estados Unidos ira explorar as possibilidades de levanter as sancoes.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?