segunda-feira, outubro 04, 2004

Não está fresco, o meu peixe?

Origem do documento: Esporo - Informação para o Desenvolvimento Agrícola dos Países ACP (CTA - Centre Techniquede Coopération Agricole et Rurale ACP-UE)

Não está fresco, o meu peixe?

Na floresta da Guiné, um projecto de piscicultura extensiva fornece rendimento e proteínas segundo modelos adaptados a cada exploração agrícola. Nesta região com carência de proteínas animais, o peixe desempenha um papel essencial. Até agora os habitantes tinham que se contentar com peixe congelado importado, desembarcado no porto de Conakry, a 1000 km de distância. No final de 1999, um projecto de piscicultura teve início no departamento de Nzérékoré, por iniciativa da APDRA (Associação de Piscicultura e Desenvolvimento Rural em África Tropical Húmida).

Inspirando-se na sua anterior experiência na Costa do Marfim, a associação propõe a criação extensiva: os peixes alimentam-se naturalmente nos tanques instalados em zonas baixas não exploradas. A superfície é em média um terço de hectare, ou seja dez vezes mais que os tanques de criação intensiva. O investimento inicial e os custos de manutenção são mínimos. Aliás, eles estão a cargo dos agricultores. O projecto não contempla qualquer tipo de ajuda financeira. Ele apenas fornece os primeiros peixes e assegura a formação e o acompanhamento. A piscicultura é todavia rentável para os agricultores e é complementar em relação às suas outras actividades. Os consumidores não se enganam e preferem o peixe "made in Guiné": 80% do peixe é vendido no local e o restante nas aldeias próximas. O projecto terminou no final de 2002 com um balanço muito positivo: 50 produtores exploravam 15 hectares de tanques, segundo modelos variados, do muito extensivo ao intensivo.

Após uma fase de transição, um novo projecto de três anos irá ser lançado em 2003, financiado pela AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento). Irá cobrir uma área superior. Segundo, Christophe François, que dirigiu o projecto durante três anos, "o essencial é propor uma paleta de modelos, cada um correspondendo a um tipo de exploração; é por isso que funciona… e é por isso, que necessita de tempo para arrancar…"

APDRA
3, square Guimard
78690 Voisins-le-Bretonneux
França
Fax/tel 33 1 42 37 88 65
E-mail: contact@apdra-f.com



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?