sábado, outubro 02, 2004

Kofi Anan propõe prorrogação do gabinete de paz

Origem do documento: Católica Net, 14 Ago 2002

Kofi Annan propõe prorrogação do gabinete de paz da Unogbis

Nações Unidas, Nova Iorque
O secretario-geral da ONU, Kofi Annan, propôs o alargamento ate ao fim do próximo ano do mandato do gabinete das nações unidas de apoio a paz na guine-bissau (Unogbis, na sigla inglesa), criado para ajudar os esforços de estabilização.

Numa carta ao presidente do conselho de segurança divulgada hoje, o secretario-geral diz que o presidente guineense, kumba Ialá, solicitou a prorrogação ate 31 de dezembro de 2003 do mandato do Unogbis para prosseguimento das suas actividades, especialmente no apoio a reconstrução económica e ao desenvolvimento.

A carta salienta que o Unogbis continua a levar a cabo as suas actividades de apoio aos esforços de paz das autoridades, desempenhando um papel construtivo no auxilio ao governo, perante os muitos desafios que enfrenta.

Este alargamento permitira ao Unogbis, em estreita colaboração com outras entidades do sistema das nações unidas, incluindo as instituições de Bretton Woods, contribuir para a consolidação dos benefícios democráticos na guine-bissau, ajudar o seu povo a criar as fundações para uma paz durável e desenvolvimento sustentável e fortalecer as relações de amizade com os seus vizinhos, segundo Annan.

Em outubro passado, Annan pediu ao conselho de segurança que prolongasse as actividades do gabinete, que deveria expirar em 31 de dezembro, ate ao fim de 2002.

A Unogbis foi criado em abril de 1999, para ajudar a solucionar a crise de segurança e humanitária que a guine-bissau vivia no pós-guerra civil.

No seu mandato, incluía-se a preservação da unidade, da soberania, da integridade territorial e da independência política, após a instalação em fevereiro desse ano do governo de unidade nacional e na sequência do acordo de Abuja de novembro de 1998 sobre a retirada de forcas estrangeiras do pais.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?