sexta-feira, outubro 01, 2004

Dois operadores de rede móvel

Origem do documento: Jornal "Público", 14 Mai 2004

Spacetel
Guiné-Bissau: Segunda operadora da rede móvel entra em funcionamento em Junho

Lusa
Os guineenses vão passar a contar, a partir da primeira semana de Junho, com uma segunda operadora de rede móvel, a Spacetel/Guiné-Bissau, cuja instalação no país está praticamente concluída, disse hoje fonte da empresa.

A empresa espera cobrir todo o país em breve, prometendo uma rede móvel "eficiente" e "fiável", a par de serviços que a GuinéTel, a operar no mercado guineense desde Dezembro último, não dispõe.

A Spacetel é uma empresa de telecomunicações que opera em vários países, entre eles Síria, Líbano, Iémen, Arábia Saudita, França, Reino Unido, Benin, Gana, Libéria e Ruanda, estando, através da recém-criada Spacetel/Guiné-Bissau, prestes a iniciar as operações neste país da África Ocidental.

A fonte adiantou que a Guiné-Bissau é um país "dotado de enormes potencialidades", uma vez que "há um mercado por explorar e que é bastante atractivo", razão pela qual a empresa investiu cerca de oito milhões de dólares (cerca de 6,6 milhões de euros) em equipamentos e formação de pessoal técnico.

Através da rede GSM, os telemóveis poderão utilizar, poucas semanas depois do início das operações, o serviço "roaming", "voice mail" e SMS.

A Spacetel/Guiné-Bissau é uma sucursal da Invest-Com Holding, um consórcio libanês e luxemburguês que opera no sector, empresa que venceu em Dezembro o concurso para a segunda rede móvel na Guiné-Bissau.

A GuinéTel, que ainda está por legalizar junto do Instituto de Comunicações da Guiné-Bissau, conta já no mercado guineense com cerca de oito mil clientes e a rede estende-se por três regiões - Bissau, Gabú (Leste) e Canchungo (Norte).

Até ao fim do ano, a empresa deverá cobrir todo o país e iniciar os serviços de "roaming".



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?