terça-feira, outubro 12, 2004

Discursos do embaixador dos EUA (2004)

Origem do documento: Embaixada dos EUA
para o Senegal e a Guiné-Bissau

03 de Junho de 2004 - DISCURSO DO EMBAIXADOR RICHARD A. ROTH

Cerimonia de Inauguracao e Entrega da Escola de Saredonha, Quinara

Muito obrigado Sr. Ministro, Delegados Regionais, Director da Escola, senhoras e senhores.
Estou muito feliz por estar mais uma vez na Guine-Bissau e e com muita satisfacao que pela primeira vez venho visitar a regiao de Quinara e ter esta exeperiencia da grandiosa hospitalidade do seu povo.

Estou contentissimo por ter a oportunidade de vir inaugurar a escola de Saredonha e as outras quatro escolas novas no sul da Guine-Bissau, concretamente nas tabancas de Ga-cumba, Guiledje, Medjo e Horta. A construcao das escolas, que irao albergar 100 estudantes cada, tornou-se possivel gracas ao fundo do Comando Europeu Norte Americano no quadro do seu Programa da Assistencia Humanitaria.

Este projecto de educacao e um dos elementos que constituem um leque de parcearias entre os Eestados Unidos de America e a Guine-Bbissau. Em varios outros aspectos os Americanos estao a trabalhar com os Guineenses para criarem as condicoes que irao conduzir o pais ao caminho da estabilidade democratica e a recuperacao da economia.

Felicito a Guine-Bissau pelos esforcos em curso para completar o processo de transicao democratica. Estamos com espetactivas de trabalhar com o novo governo eleito e que recentemente tomou posse. Este novo governo traz novas oportunidades para que com firmeza venham a implementar as instituicoes democraticas que irao proteger os direitos dos cidadoes e guarantir a liberdade de discurso politico, sistema judicial independente, uma legislatura representativa, liberdade de imprensa e uma sociedade civil energetica.

Para maximizar esta nova oportunidade, o povo da Guine-Bissau, com a ajuda da comunidade internacional, devem trabalhar arduamente em prol dos ideias democraticos, boa governacao e exigir o mesmo dos quem confiaram o poder. Os lideres Guineenses e os funcionarios publicos -- ambos militares e civis – devem perceber de que a comunidade internacional ira esperar um comportamento de responsabilidade e transparencia. Particularmente a atencao estara virada para os esforcos da prevencao de corupcao, controlo das financas publicas e criacao de um clima de atracao ao investimento e assistencia ao desenvolvimento. Para cada etapa da caminho os Estados Unidos esta a procura de uma forma de dar a sua contribuicao.

Cada vez que eu venho a Guine-Bissau, as pessoas me perguntam, “Quando e que os Americanos irao voltar a Guine-Bissau?” Bem, aqui estamos. Sempre estivemos ca e continuaremos na Guine-Bissau. Eu apresentei a minha carta credencial ao Governo da Guine-Bissau a mais de um ano, como o primeiro embaixador acreditado na Guine-Bissau desde 1998. Mantemos um pequeno escritorio em Bissau e um dos meus funcionarios viaja com frequencia para este pais. Assim como outros membros do meu pessoal tambem tem feito viagens frequentes a Bissau. Tudo isso e para conduzir uma relacao diplomatica normal e o desenvolvimento das actividades de assistencia com os nossos velhos amigos, o povo da Guine-Bissau. A inauguracao da escola de hoje e so mais um sinal de que esta amizade esta bem e com vida.

Obrigado pela vossa atencao e a hospitalidade. Estou sempre a busca de mais exemplos de cooperacao entre os Estados Unidos e a Guine-Bissau, e no futuro proximo de fazer mais viagens a este pais lindo.

19 de Março de 2004 - DISCURSO DO EMBAIXADOR RICHARD A. ROTH

Cerimonia official de entrega de donativos ao Hospital Nacional Simao Mendes, Bissau

Obrigado, Sua Excelencia Ministra da Saude Publica, Sr. Diretor do Hospital, Senhoras e Senhores.
Bom dia. E com todo o prazer e satisfacao que estou mais uma vez em Bissau. Hoje, estou plenamente satisfeito porque o Comando Militar Europeu dos EUA tornou possivel um sonho e fez com, nos doemos um muito desajado lote de materias que compreende equipamentos e outros materias ao hospital Nacional “Simao Mendes” e a Escola primaria de “Djaarl”. Este donativo inclui uma ambulancia, um gerador, e mais de trinta mil dolares em equipamentos medicos, materias escolares e outros.

Tenho falado com muitas pessoas que hoje estao aqui, e tenho lido regularmente os relatorios da minha equipa que trabalha na Guine-Bissau, vi com os meus olhos de que estes equipamentos sao muito necessaries. Embora que, Guine-Bissau e rico com potencial, esta mais uma vez a tentar implementar uma democracia duravel. Enquanto esforcam contam com os Estados Unidos sempre ao vosso lado.

Os Estados Unidos de America esta trabalhando lado a lado com o povo da Guine-Bissau no sentido de criarem condicoes para a implementacao duma democracia estavel e duravel. O donativo de hoje e so uma parte de uma larga parcearia. O fundo da Agencia dos Esatdos Unidos para o Desenvolvimento Internacional, USAID, por exemplo financia a Enterprise Works, conhecido por No Fianca, uma ONG de sucessos, a ajudar no processamento e comercializacao da castanha de caju da Guine-Bissau. Este mes os investidores Norte Americanos visitaram o pais com espectativas de compras de grandes quantidades de castanha para o abastecimento do mercado de comidas organicas nos Estados Unidos de America. Isto significa emprego para os Guineenses.

A USAID tambem financiou um projecto de assistencia aos refugiados, e deslocados do conflito no norte da Guine-Bissau e o Casamance, atraves da ADRA, Agencia Adventista para o Desenvolvimento. Tambem finaciamos a HUMAID, uma ONG que ja removeu uma vasta maioria de minas anti-pessoias em Bissau.

O Departamento da Agricultura Norte Americana tambem tem empenhado no projecto de parcearia Estados Unidos-Guine-Bissau, doando um stock de generos alimenticios que tem sido usado pelos projectos de Parcearia Internacional para o Desenvolvimento Humano e pela AMIC (Associacao dos Amigos das Criancas), concretamente nas regioes de Oio e Cacheu para desenvolvimento rural. Dar assistencia a Guine-Bissau para os professors da lingua Inglesa. Todos
os anos finaciamos pequenos projects para varias organizacoes locais e comunidades atraves do projecto da Auto-Ajuda e o projecto da Assistencia Humanitaria. Americanos e Guineenses estao a trabalhar em conjunto em varias frentes e varios dominios.

Esperemos que a Guine-Bissau consiga ter um processo de transicao democratica e desenvolvimento economico de sucesso, que ira comecar no dia 28 de Marco nas proximas eleicoes legislativas. Num futuro proximo, quando o novo governo e o novo Primeiro Ministro tomarem a posse, hei-de encoraja-los a trabalharem com o Presidente Henrique Rosa – assim como a sociedade civil, partidos politicos e o sector privado - para estabelecerem uma clara separacao de poderes, liberdade de expressao e practicas democraticas.

Guine-Bissau tem uma nova oportunidade para estabelecer a democracia com um forte poder judicial, legeslativo, e sociedade civil para proteger os dereitos do povo e permitir um discurso politico franco. Os Guineenses, com ajuda da comunidade internacional, devem manejar com cuidado aqueles a quem depositaram a confianca e o poder. Uma importante etapa para comecar sera um consensus entre a nova Assembleia Nacional e o Presidente Rosa para promulgarem a constituicao que preve uma clara separacao de poderes e liberdade politica. O Segundo passo serao as eleicoes Presidencias de 2005. Os lideres e funcionarios publicos Guineenses – ambas militares e civis - devem continuar a lutar contra a corrupcao, controlar as financas publicas e criar um clima com o fim de atrairem os investimentos e assistentencia para o desenvolvimento. Em todas essas etapas os Estados Unidos estara disposto a ajudar com o maximo possivel.

Cada vez que eu venho ca, deparo-me com perguntas como, ”Quando e que os Americanos voltarao a Guine-Bissau?” Bem, estamos aqui. Sempre estivemos ca e estaremos ca. Eu apresentei a minha carta credencial ha um ano atras ao Governo da Guine-Bissau, como o primeiro Embaixadaor Norte Americano acreditado na Guine desde 1998. Eu tenho um funcionario local que esta a dirigir o escritorio em Bissau. Tenho um responsavel do Departamento de Estado que tem dedicado so aos assuntos da Guine-Bissau, nomeado por mim para estar frequentemente na Guine-Bissau. O nosso Adido de Defesa e outros responsaveis tambem tem visitado a Guine-Bissau com frequencia. Tudo isso e para conduzir a uma relacao diplomatica normal e a assistencia das actividades para o desenvolvimento com os nossos amigos da longa data – o povo Guineense. A nossa contribuicao de hoje ao Hospital Simao Mendes e so um pequeno sinal de que as relacoes de amizade entre os dois povos continuam vivos e saudavel.

Muito obrigado pela vossa atencao e hospitalidade. Num futuro proximo, gostaria de ver mais exemplos de cooperacao de sucesso entre os Estados Unidos e a Guine-Bissau e tenciono fazer mais visitas a este belo Pais.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?