terça-feira, outubro 12, 2004

A busca da independência económica (1983)

Origem do documento: Site do Prof. Ladislau Lowbor

Guiné-Bissau - A busca da independência econômica foi editado pela Editora Brasiliense em 1983. Diz o autor: "Mais do que apresentar inovações, o presente texto visa apresentar de maneira simples e compreensível a concepção geral de desenvolvimento que amadureceu na Guiné-Bissau e suas possibilidades de materialização no decorrer do I Plano Nacional de Desenvolvimento 1983-1986.
"O plano tem força de lei, e obriga os diversos organismos do estado a executa-lo. No entanto, o seu sucesso depende fundamentalmente da compreensão, por parte de todos os setores da sociedade, dos objetivos em torno dos quais se quer mobilizar as forças da nação. Tal como a luta, o Plano ganha força quando deixa de ser o documento de quem o promove para se tornar a arma do povo para o seu próprio desenvolvimento.
"Isso implica que, para além da sua coerência técnica que o torna passível da execução, o Plano tem antes de tudo de obedecer aos objetivos que refletem os anseios mais profundos do povo e constituir o instrumento de unificação das forças sociais em torno dos objetivos assim fixados."



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?