sábado, outubro 16, 2004

Actividades da Associação Humana Portugal (2001-2002)

Origem dos documentos: Boletim de Informação Anual dos Projectos de Cooperação da Associação Humana Portugal, 2001/2002

1 - Ajuda Infantil de Bissora na Guiné-Bissau
Este projecto visa melhorar as condições de vida das crianças e das suas famílias nas áreas da educação, da saúde e da nutrição por meio, da organização de um
programa familiar de pré-escolar e outras actividades comunitárias. O projecto abrange todas as famílias da região escolhida, que vão participar em actividades com
as instituições desenvolvidas pela entidade na área. O projecto iniciou na cidade de Bissora, em 1992 e cresceu de tal forma que influenciou à sua prática povoados das áreas, de Mansoa e Olossato (sector de Mansaba).

Destaque de 2001/2002
- Realizaram-se, campanhas de informação, para a melhoria das condições de sanidade básica, água, prevenção da tuberculose, da cólera, da malária e da VIH/SIDA com as 1914 famílias, participantes do projecto.
- Realizaram-se, 38 acções de limpeza na região, uma delas no Mercado de Bissora que envolveu 256 pessoas.
Cem das famílias foram beneficiadas com as novas latrinas e com os 16 poços de água que foram construídos na regiões de Bissora, Mansoa e Olossato (sector de Mansaba).
- Realização, de um Festival de Combate ao VIH/SIDA em 6 povoados da região que contou com a participação, de 180 jovens (com idades compreendidas entre os 10 e os
19 anos) onde, foram distribuídos 925 condones.
- Abertura, de um novo centro HOPE, na região de Bissora para que os jovens da região disponham de informação sobre VIH/SIDA.
- Distribuição de fundos a 452 mulheres, para a compra de sementes tendo em vista, a produção de vegetais, inserido no programa de grupos de Mulheres Horticultoras.
- Realização de um seminário, sobre boa nutrição, dirigido a estudantes e cozinheiros de 22 escolas.
- Distribuição de alimentos, do programa Mundial de Alimentos (WFP), da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) por 53 Escolas Primárias
e 11 Pré-Escolas na região de Bissora e Mansoa, que beneficiou 10782 estudantes.
- Realização de um programa de Alfabetização no segundo trimestre de 2002, direccionado a uma população adulta e participaram nele 633 adultos, de 13 povoados.
- Construíram-se 10 fornos económicos em 6 povoados e 80 famílias começaram a construção de aquecedores económicos.

Número de famílias envolvidas 1914
Número de pré-escolas coordenadas pelo programa 18
Número de estudantes nas pré-escolas 11398
Número de crianças envolvidas no programa escolar 10782
Número de pessoas envolvidas no combate contra HIV/SIDA 881
Número de pessoas beneficiadas pelo Projecto Ajuda Infantil 29000


2 - Escolas Vocacionais de Bissora na Guiné-Bissau

A escola foi construída entre 1994 e 1996, resultante de um acordo com o Ministério da Educação, da Guiné-Bissau. Tendo como objectivo: preparar jovens com habilidades
técnicas, em técnicos capazes de coordenarem empresas produtivas e em simultâneo terem competência, para prosperar no final do curso quer, como empregados
ou, num negócio próprio. Esta está direccionada aos jovens de todo o país e estimula-os a serem mais autosuficientes, elevando os padrões de vida das populações
e contribuindo também um pouco para melhoria da economia nacional com a ajuda destas pessoas mais qualificadas nos sectores produtivos. Além dos estudantes melhorarem
as suas condições de vida, depois de graduados, também eles podem ajudar, os demais. Os cursos disponíveis são: O Comercial, o da Construção civil e o da Agricultura.
Como parte teórica vai depender muito da área Número total de alunos internados 57
Número de professores 5 escolhida, se estudam Matemática, Português, Geografia,
Biologia, Física ou Inglês. Entre as práticas realizadas os alunos ajudam a administrar a escola e fazem melhorias na comunidade, cada um dentro da sua área. São lhes dadas diferentes responsabilidades, aos estudantes na coordenação da escola tais como: cozinhar, limpar, manter o armazém ou fazer a contabilidade. No final do curso são auxiliados pelos professores na procura de emprego.

Destaque de 2001/2002
- O grupo da Construção, ajudou a construir um armazém e um restaurante para a escola e casas na cidade. Também foi feito um WC, no Mercado.
- O grupo do Comércio administrou a loja da escola e trabalhou com a venda de roupas e sapatos de 2ª mão, no Mercado.
- O grupo da Agricultura plantou na escola arroz, milho, amendoim e mandioca.
- Os estudantes realizaram um mês de estágio em empresas, em todo o país.
- A escola recebeu doações de alimentos do Programa Mundial de Alimentos (WFP), da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
- Os alunos participaram em aulas de Inglês, fins-de-semana de Construção, jornadas de “Domingos abertos”, à comunidade com eventos culturais, acções de prevenção do VIH/SIDA, viagens e jogos de futebol.
- O projecto, também recebeu apoio financeiro, do Governo da Guiné-Bissau.

Número total de alunos internados 57
Número de professores 5

3 - Agricultor de Subsistência Comercial (Communal To Comercial Farmer, ou C to
C program) na Guiné-Bissau

A ideia do projecto consiste, em treinar agricultores tradicionais em fazendeiros comerciais a uma pequena escala através, da assistência técnica e de uma visão organizada da economia. O programa tem a duração de 5 anos e cada par de agricultores cuida de 4,15 ha. Ao frequentarem o curso, vão ter a possibilidade de ganhar um ingresso extra, com o trabalho desenvolvido e ao mesmo tempo conhecer
novas técnicas e novos cultivos. Estão envolvidos no projecto, 2002 fazendeiros ou seja 100 pares que por sua vez, beneficiam também as pessoas das comunidades
vizinhas, por meio, do Clube de Agricultores. Estes clubes, Associação Humana Portugal
Número de agricultores no projecto proporcionam uma maior organização aos pequenos agricultores, um treino de serviços prolongados, introduzem novos cultivos, facilitam a compre a granel de adubos e pesticidas para melhorar o preço e promovem acordos mais vantajosos junto dos fornecedores e também nas vendas dos produtos por serem feitos em grupo. Os clubes têm bancos comunitários, onde os seus membros podem conseguir pequenos empréstimos para financiarem novas produções, geradoras de ingressos.

Destaque de 2001/2002
- Foram, dados cursos de alfabetização a 6 promotores dos projectos.
- 415 ha, de anacardo sob controlo de pestes, insectos e doenças que afectaram as árvores.
- Foi desenvolvido, um programa de enxerto de árvores.
- Foram limpas e abertas clareiras, para evitar incêndios nos campos de cultivo.
- Foram destruídas, 3456 árvores de caju por não serem produtivas e preparado o terreno para o inicio de uma nova plantação.
- Foi introduzido, um novo cultivo da planta do algodão pela primeira vez na região.
- Treino na produção de galinhas, a quatro promotores, do clube de agricultores.
- Construção, de 10 latrinas em cooperação com o projecto Ajuda Infantil.
- Construção, de 2 poços de água.
- Os agricultores, participantes do projecto também, receberam educação sobre VIH/SIDA e outras doenças sexualmente transmissíveis.
- Com a apanha da castanha de caju para consumo próprio ou para venda, empregaram-se durante 3 meses, 400 mulheres.
- Participaram 47 agricultores, da região do projecto, num seminário sobre plantas frutíferas.
- Preparação para o treino de 520 ex-combatentes, no programa de Desmobilização Nacional e Reintegração destes depois da recente guerra, entre 98/99 e produção de 8 mil muda de árvores de manga, durante este processo.

Número de agricultores no projecto 200
Número de agricultores membros dos clubes agrícolas 3000
Total da área em produção 37,5



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?