sábado, setembro 25, 2004

MFDC transforma-se em partido político

Origem do documento: panapress, 24 Set 2004

Dakar, Senegal (PANA) - O Movimento das Forças Democráticas da Casamança (MFDC, rebelião) transformou-se num partido político designado por Movimento para o Federalismo e a Democracia Constitucional (MFDC), anunciou quinta-feira em Dakar o seu secretário-geral, Jean François Biagui.

Falando em conferência de imprensa, Biagui declarou que esta decisão decorria da vontade de "todas as forças vivas da Casamança (sul do Senegal) que são desfavoráveis a independência" desta região situada na fronteira com a Guiné-
Bissau.

Indicou ainda que estas "forças vivas" eram unanimamente favoráveis para uma solução de carácter federal, acrescentando que o povo casamancês estava contra o sistema actual de regionalização e a independência.

Biagui afirmou que o MFDC pretendia promover os ideiais republicanos, instaurando e exercendo uma verdadeira democracia e edificando um verdadeiro Estado federal do Senegal virado para as diversidades locais e garante da unidade e coesão nacionais.

Anunciou igualmente a criação dum comité executivo preparatório que vai assegurar uma gestão mais eficaz do MFDC até se encontrar com as autoridades administrativas para as habituais formalidades.

Quando foi criado nos anos 50 por quadros casamanceses, O MFDC era um partido político que se fundiu, posteriormente, com a União Progressista Senegalesa (UPS) que, por sua vez, se tornou em 1976 no Partido Socialista (PS) do ex-Presidente senegalês Léopold Sédar Senghor.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?