domingo, setembro 12, 2004

Doutrinadores da subversão e a Guiné-Bissau

Origem do documento: Triplo V, Visor militar
por major Miguel Garcia *

Conceitos como subversão, guerra subversiva, guerra de guerrilha, guerra revolucionária, guerra psicológica; doutrinadores clássicos; Maquiavel; Clausewitz; Lenine; Mao Tse Tung; Vo Nguyen Gial; "Che" Guevara e Régis Debray são os temas tratados pelo autor em Doutrinadores da subversão, na perspectiva da Guiné-Bissau.

* Curriculum vitae
Francisco Miguel Gouveia Pinto Proença Garcia, é Major do Exército Português, Doutor em História Contemporânea (2002); Mestre em Relações Internacionais (1996) e Licenciado em Ciências Militares, na especialidade de Infantaria (1985 -1991). Possui diversos cursos civis e militares dos quais se destacam: Curso de Tecnologias de Comunicação Multimédia (1998); Curso Livre de Política Internacional (1995/96); Curso de Formação de Formadores (1995); Curso de Mergulho e o Curso de Pára – quedismo. Curso de Estados Maiores Conjuntos (2001-2002); Curso de Promoção a Oficial Superior (2001-2002); Curso de Tiro; Curso de Operações Irregulares; Curso de Transmissões das Armas; Responsabilities of Military in Invironmental Protection.
Da sua experiência profissional destacam-se actualmente: a vice-presidência do Centro de Investigação da Academia Militar; a Chefia do Gabinete de Estudos e Planeamento da mesma Academia, onde também é Professor Auxiliar na Disciplina de História Militar II e de Relações Internacionais e Globalização, do Curso de Pós-Graduação “Guerra de Informação/Competitive Intelligence”.

O Major Proença Garcia foi ainda Oficial de Planeamento do Quartel-General do Sector Central da PKF/UNTAET em Timor Leste (2001) e esteve em diversos países de África entre 1995 e 2001. Comandou diversas unidades escalão Pelotão e Companhia, quer em Forças Operacionais quer de Instrução.

Da sua actividade académica na Academia Militar destacam-se a Regência das Disciplinas de Geografia Militar e de História Económica Social e Cultural Portuguesa, o ter sido Director-Adjunto do Curso de Comando e Liderança da Academia Militar para a Universidade do Minho (1998 -1999) e Redactor da Revista Científica da Academia Militar Proelium . Na Universidade Católica é Professor Auxiliar das disciplinas de “Polemologia” dos cursos de Mestrado e Doutoramento em Relações Internacionais e no Seminário “Tecnologia e Segurança Internacional” do Programa Avançado de Segurança e Defesa.

Tem sido orientador e coordenador de diversos trabalhos de investigação.

Tem colaborado em inúmeros eventos culturais e académicos como a organização do livro “Informações e Segurança – Estudos em Honra do General Pedro Cardoso”, membro da Comissão Organizadora do ciclo de conferências na Sociedade de Geografia de Lisboa “Visões de política externa portuguesa” ; membro da Comissão Organizadora do Seminário Internacional “Portugal e a transformação na Segurança e Defesa”, realizado na Academia Militar e no Instituto de Altos Estudos Militares, de 20 a 23 de Maio de 2003.
Ganhou o Prémio Defesa Nacional – História 2001, atribuído pelo Ministro de Estado e da Defesa Nacional e pela Comissão Portuguesa de História Militar ao trabalho “Análise Global de Uma Guerra (Moçambique 1964 - 1974)”.

É membro de várias associações científicas e culturais como a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, a Comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Revista Militar.

Tem participado em diversos seminários e proferido diversas conferências na área dos Estudos Africanos, da História Contemporânea e da Defesa Nacional.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?