sábado, setembro 18, 2004

Assembleia de Deus nos Bijagós

Origem do documento: SENAMI - Secretariado Nacional de Missões

BIJAGOS - O POVO QUE ACREDITA EM UM GRANDE ESPÍRITO QUE OS PUNE
Transformados por Jesus
Há quarenta anos, a vila de Ancarave, na ilha de Uno, era como qualquer outra ilha de Bijagós. As pessoas eram doentes e medrosas, e seus animais eram fracos.Isto não era de se surpreender, pois a água utilizada para beber, cozinhar e lavar vinha de um charco. Os feiticeiros faziam oferendas ao iran, mas nada melhorava.Certo dia, alguns visitantes cristãos chegaram à ilha.

- Vocês não precisam ter medo do iran - disseram ao povo. - Os sacerdotes e feiticeiros oferecem sacrifícios, mas ainda assim vocês ficam doentes e não tem o suficiente para comer.Suas crianças e animais estão estão morrendo.Deus é muito mais poderoso do que qualquer iran. Ele os ama tanto, que enviou seu Filho, Jesus, como sacrifício por vocês. Se confiarem nEle, receberão a sua ajuda.

Alguns se converteram, e os visitantes ensinaram-lhes como seguir a Jesus. O chefe da vila continuou a seguir os os irans, pois tinha muito medo.

Os cristãos queriam ajudar o povo bijago de outras formas,também.Eles traduziram a Bíblia para a sua língua e, no ano de 1973, o Tear Fund ajudou-os a cavar um poço na vila de Ancarave. Que diferença fez a água limpa e fresca em suas vidas! Isto ajudou o chefe da vila a perceber o quanto Deus ama o povo bijago e deseja ajudá-lo.Ele tornou-se um cristão e queimou a todos os seus ídolos.Os cristãos bijagos ficaram tão felizes, que dançaram e cantaram para festejar.Quando as pessoas de outras vilas viram o o que Jesus havia feito pelos moradores de Ancarave, alguns também se converteram.

Agora existem cristãos em várias ilhas.Eles são gratos por receberem a ajuda de Deus quando a vida se torna difícil, mas alguns esqueceram como era dura a vida quando estavam sob o domínio do iran.Eles ainda necessitam de missionários, evangelistas e pastores que os ensinem mais sobre Jesus e o amor de Deus.

Casa de palha, templos de palha

As belas ilhas Bijagós, com suas praias de areia branca, palmeiras e pássaros coloridos, fazem parte da Guiné Bissau, e o povo que vive nelas é chamado bijago.Embora asa ilhas sejam encantadoras seus habitantes sõa muito pobres.Muitos vivem em casa circulares feitas de barro e com telhado de sapê (palha).As casas são sombrias e algumas aldeias são muito sujas.Há muitos doentes, suas plantações são escassas e o gado é fraco.

Os bijagos são animistas.Eles crêem num grande espírito que os fez mas não os ajudam em nada.Em vez disso acreditam que o grande espírito ainda lhes envia castigos e tragédias.Eles constroem templos de barro e sapê muito bem elaborados.No meio de cada templo existe um altar rodeado por fetiches (objetos que são adorados) e esculpido por figuras de deuses.Os bijagos temem o iran (maus espíritos) e esperam que sacrifícios e cerimônias especiais os livre do mal.

Você pode orar pelo povo bijago

Querido Jesus
1 Por favor, ajuda papa, pastor de Bijagós, a ser um professor fiel e um exemplo para as pessoas das ilhas
2 Dá coragem aos cristãos para levarem as Boas Novas a todas as ilhas
3 Ajuda aos novos crentes a conhecer o poder do teu Espírito Santo para que sejam fortalecidos em ti
4 Que muitos bijagos possam ver-te na vida dos cristãos, e queiram te seguir
5 Como não tem necessidade a maioria das pessoas do arquipélago de Bijagós não sabem ler a tua Palavra, pois ela mostrará a eles como devem viver.
6 Que muitos jovens bijagos cristãos freqüentem a escola bíblica e aprendam como ensinar aos outros a te seguir.
7 Ajuda os cristãos a conhecerem que o teu poder é maior que o poder do iran.

VOCÊ SABIA?
A mulher de Bijagós escolhe seu marido e o pede em casamento, oferecendo-lhe comida. Ela constrói a casa e então convida o homem que escolheu para morarem juntos.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?