quinta-feira, setembro 03, 2009

UA e CEDEAO preparam conferência sobre crise na Guiné-Bissau

Origem do documento: www.panapress.com, 03 Set 2009


Tripoli, Líbia (PANA) - Uma conferência regional sobre a situação na Guiné-Bissau vai ser co-organizada ainda este ano pela União Africana (UA) e pela Comunida de Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), soube a PANA quarta-feira em Tripoli.

A conferência com data e local ainda por determinar vai centrar-se nas questões ligadas à reconstrução pós-conflito, à estabilização, à reforma do sector de segurança e ao tráfico de droga.

O objectivo do encontro é reunir contribuições para elaborar "uma estratégia global e bem coordenada" para a resolução dos problemas que a Guiné-Bissau enfrent a actualmente com a degradação do seu sistema de segurança e a consequente corros ão da autoridade do Estado.

Esta iniciativa faz parte das medidas adoptadas pela União Africana durante a sua última sessão especial de 31 de Agosto último, em Tripoli (Líbia), com vista a "acelerar a resolução das situações de conflito e de crise assim como a consolidação da paz no continente".

No âmbito destas medidas, a UA decidiu igualmente "finalizar" as suas consultas com as autoridades da Guiné-Bissau e com a da CEDEAO sobre a criação de condições para a realização dum "inquérito credível sobre os assassinatos políticos cometidos no país em 2009, "em especial o do Presidente João Bernardo 'Nino' Vieira".

O Presidente Nino Vieira foi brutalmente assassinado a 2 de Março deste ano, na sua residência em Bissau, poucas horas antes dum atentado à bomba que vitimou o chefe das Forças Armadas, tenente- general Batista Tagmé Na Waié.

Uma comissão de inquérito criada pelo Governo da Guiné-Bissau para investigar sobre estas mortes anunciou recentemente não ter fundos para custear o seu trabalho.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?