quarta-feira, julho 27, 2005

Adiada a divulgação dos resultados

1/2. Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 27 Jul 2005

CNE denuncia tentativa de assalto, resultados 5ª feira

O presidente da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau afirmou hoje que a sede desta instituição foi alvo de uma tentativa de assalto de madrugada, o que levou a adiar para quinta-feira a publicação dos resultados das presidenciais.

Em declarações à imprensa, El Haj Malam Mané não precisou a identidade das pessoas que tentaram assaltar a sede da CNE em Bissau, mas classificou a situação de preocupante e, por isso, deu ordens para atrasar, num dia, a publicação prevista para hoje dos resultados provisórios da segunda volta do escrutínio.

Malam Mané precisou que, se houver garantias de segurança por parte das autoridades, os resultados das eleições de domingo serão publicados quinta-feira, não tendo, contudo, apontado a hora e local para o efeito.

O presidente da CNE informou ainda que vai pedir um reforço de segurança para a instituição ao ministro do Interior, Mumine Embaló.

Numa alusão aos protestos das duas candidaturas sobre o atraso na divulgação dos resultados, Malam Mané lembrou que a lei eleitoral prevê um período de 72 horas, que só expirou hoje às 17 horas, mas acrescentou estar já na posse de todos os dados relativos às nove regiões administrativas do país.

Segundo o presidente da CNE, a falta de segurança é o motivo fundamental do atraso na divulgação dos resultados do escrutínio que opôs Malam Bacai Sanhá a João Bernardo "Nino" Vieira.

2/2. Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 27 Jul 2005

Nino Vieira apela à CNE para que divulgue resultados

A directoria de campanha do candidato independente às presidenciais de domingo passado na Guiné-Bissau, "Nino" Vieira, apelou à Comissão Nacional de Eleições (CNE) para que divulgue rapidamente os resultados, "em nome da estabilidade" do país.

O apelo foi feito por Aristides Gomes, director de campanha da candidatura de João Bernardo "Nino" Vieira, e surgiu na sequência de uma notícia veiculada pela estação portuguesa RTP dando como certa a vitória de Malam Bacai Sanha, adversário de "Nino".

A notícia da vitória foi divulgada no noticiário da noite de terça-feira (a delegação da RTP em Bissau foi alheia a essa informação) e devido a ela a directoria de campanha de "Nino" Vieira reuniu-se de emergência, dando depois uma conferência de imprensa para dizer que tal informação foi "uma total irresponsabilidade".

Organizações internacionais, entidades locais e as directorias das duas campanhas têm dito que cabe apenas à CNE divulgar os resultados das eleições, o que deverá acontecer quinta-feira.

"Alguém, que nós não sabemos quem, está a tentar manipular a informação. Por isso apelamos à CNE para divulgar rapidamente os resultados, para evitar situações gravosas como a registada hoje", afirmou Aristides Gomes na conferência de imprensa.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?