sexta-feira, junho 24, 2005

Nova epidemia de cólera declarada em Bissau

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 24 Jun 2005

Uma nova epidemia de cólera está a assolar a Guiné-Bissau, incidindo agora sobretudo em Bissau, onde já foram registados 250 casos, que provocaram sete mortos, disse hoje à Agência Lusa o director-geral do Ministério da Saúde.

Segundo Tomé Cá, a epidemia foi oficialmente declarada pelas autoridades sanitárias na passada terça-feira, tendo já sido alertadas todas as unidades de saúde da capital, bem como a própria Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Os casos estão espalhados pelos vários bairros de Bissau e não há um padrão fixo que possa determinar os focos. Já tomámos várias medidas de prevenção e as brigadas móveis já estão no terreno", sublinhou, indicando que o total de casos pode aumentar ainda nos próximos dias.

Tomé Cá adiantou à Lusa que as brigadas estão a acompanhar os familiares de cada doente que chega às unidades de saúde da capital, de forma a providenciar acções de saneamento nas respectivas residências.

A última vez que a Guiné-Bissau foi assolada por uma epidemia de cólera foi em Dezembro de 2004, que se restringiu então ao arquipélago dos Bijagós graças à pronta intervenção da Organização Mundial de Saúde (OMS), em colaboração com o Ministério da Saúde guineense e ao apoio de Portugal, que enviou, na ocasião, 12 toneladas de medicamentos.

Nessa altura, foram diagnosticados 208 casos, registando-se três óbitos, todos no início do surto.

Ciclicamente, a Guiné-Bissau é atingida por epidemias de cólera, tendo uma das mais graves ocorrido em 1995, quando se registaram mais de 50.000 casos, que provocaram cerca de 1.500 mortes.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?