quarta-feira, junho 22, 2005

Bacai Sanhá e «Nino» Vieira disputam segunda volta das Presidenciais

1/3. Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 22 Jun 2005

Bacai Sanhá e «Nino» Vieira disputam segunda volta das Presidenciais

Malam Bacai Sanhá e João Bernardo "Nino" Vieira vão disputar a segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau, anunciou hoje a Comissão Nacional de Eleições (CNE) guineense, com base em resultados provisórios da votação de domingo último.

Segundo os números calculados a partir de dados parciais divulgados pela CNE, Bacai Sanhá, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), venceu a primeira volta das presidenciais com 158.276 votos, 35,4 por cento.

João Bernardo "Nino" Vieira, com 128.918 votos (28,8 por cento), ficou em segundo lugar, estando assim também apurado para a segunda volta, que deverá decorrer 21 dias após a publicação dos resultados finais oficiais.

A CNE escusou-se a adiantar os resultados nacionais, pelo que as contas foram feitas e confirmadas pelos jornalistas e representantes dos candidatos presentes.

De acordo com o presidente da CNE, Malam Mané, os resultados definitivos das presidenciais de domingo último deverão ser divulgados até sábado, devendo a segunda volta das eleições realizar-se a 17 ou 24 de Julho.

O terceiro candidato mais votado foi Kumba Ialá, apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS), com 111.606 votos, cerca de 24,9 por cento.

O PRS reagiu já ao anúncio dos resultados provisórios pela CNE, considerando-os "falsos".

O secretário-geral do PRS, Artur Sanhá, rejeitou os números avançados, indicando que Kumba Ialá é o vencedor do escrutínio.

O quarto candidato mais votado foi Francisco Fadul com 12.733 votos (2,8 por cento), seguido de Aregado Mantenque Té com 8.600 (1,9 por cento) e Iaia Djaló com 7.112 (1,5 por cento).

Os candidatos Mário Lopes da Rosa, Idrissa Djaló, Adelino Mano Queta, Faustino Imbali, Paulino Empossa, Antonieta Rosa Gomes e João Tátis Sá não ultrapassaram os cinco mil votos, segundo a soma dos dados regionais divulgados pela CNE.

O presidente da CNE informou também que a taxa de participação nas eleições foi superior a 80 por cento, num total de 538.471 eleitores inscritos.

O total de votos expressos apenas nos candidatos foi de 446.493, avançou ainda a CNE, sem divulgar o número de votos nulos e brancos.

Com base nos votos expressos apenas nos candidatos, a taxa de participação foi de 76,5 por cento.

2/3. Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 22 Jun 2005

Partido de Kumba Ialá diz que resultados da CNE são falsos
O Partido da Renovação Social (PRS) que apoiou a candidatura de Kumba Ialá às presidenciais realizadas na Guiné-Bissau no passado domingo considerou hoje "falsos" os resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Em declarações momentos após a conferência de imprensa da CNE, o secretário-geral do PRS, Artur Sanhá, rejeitou os números avançados, indicando que Kumba Ialá é o vencedor do escrutínio.

De acordo com os dados avançados pela CNE, os candidatos Malam Bacai Sanhá, do PAIGC e "Nino" Vieira, independente, disputarão a segunda volta das presidenciais, por terem serem os mais votados na votação de domingo.

Segundo resultados obtidos a partir dos dados parciais divulgados pela CNE, Kumba Ialá teria ficou na terceira posição, logo fora da segunda volta do pleito que terá lugar no próximo mês de Julho.

Segundo o secretário-geral do PRS, Kumba Ialá foi candidato que obteve mais votos nas presidenciais (167.420) contra os 123.206 de Bacai Sanhá e os 112.501 de "Nino" Vieira.

Artur Sanhá rejeitou os números da CNE, frisando ter existido "uma gigantesca fraude" tal como, alegou, já tinha acontecido nas legislativas de Março de 2004.

"O PRS jamais pode aceitar uns resultados forjados e falsos", disse Sanhá, indicando que não sabe se Kumba Ialá pretende reagir.

Numa varanda da sede do PRS, junto de cujas instalações militantes de ânimos exaltados exigiam explicações à direcção do partido, Artur Sanha apelou para a calma, mas insistiu que o partido jamais aceitaria ser "roubado".

"Nós temos aqui os nossos resultados que nos dão vitória clara. Nunca podemos aceitar que nos roubem. Podem ter a certeza disso", disse o secretário-geral do PRS, aplaudido por meia centena de militantes e simpatizantes do partido.

Questionado qual o passo a seguir pelo PRS, Artur Sanhá afirmou que, primeiro vai exibir "ao mundo" os números que dão vitória à Kumba Ialá, para depois "tomar outras medidas" que não especificou.

3/3. Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 22 Jun 2005

Enquanto Sanhá promete vitória na segunda volta, Nino escolhe o silêncio

O vencedor da primeira volta das presidenciais na Guiné-Bissau, disputada domingo, mostrou-se hoje "satisfeito" com os resultados e prometeu "tudo fazer" para vencer "Nino" Vieira na segunda votação.

Em declarações aos jornalistas, momentos após a Comissão Nacional de Eleições (CNE) guineense ter divulgado os resultados provisórios, o candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder) indicou que vai aceitar o apoio de todos os que queiram juntar-se a si, "em nome da estabilidade" do país.

Segundo os dados provisórios, Malam Bacai Sanhá obteve pouco mais de 29 mil votos que "Nino" Vieira, pelo que, na segunda volta e tendo em conta o total de votos expressos nos candidatos (446.493), estarão em disputa cerca de 160 mil votos, dos quais 111.606 são de Kumba Ialá, apoiado pelo Partido da Renovação Social (PRS).

Questionado pelos jornalistas sobre esta questão, Bacai Sanhá nada respondeu, limitando-se a indicar que não está preocupado e que a vai vencer, sublinhando ainda que aceita os resultados divulgados pela CNE.

Bacai Sanhá indicou, contudo, que espera o apoio de outros candidatos que participaram no escrutínio na primeira volta para alcançar a vitória na segunda, lembrando que já se iniciaram os contactos nesse sentido.

Sobre a possibilidade do PAIGC avançar para uma "coligação" com Kumba Ialá, o terceiro candidato mais votado, Bacai Sanhá nada respondeu, mas o seu mandatário, Serifo Nhamadjo, afirmou à Lusa que nenhuma possibilidade "se descarta".

Para alcançar a vitória na segunda volta, o mandatário do candidato do partido governamental na Guiné-Bissau ressalvou que Bacai Sanhá utilizará as mesmas mensagens da primeira volta, ou seja, a promessa da paz e tranquilidade para o país.

Por seu lado, João Bernardo "Nino" Vieira escusou-se a falar à imprensa, alegando ser ainda cedo para o fazer, uma vez que o "staff" da sua campanha está ainda a analisar todos os dados.

Em declarações à Lusa, contudo, o seu mandatário, Aristides Gomes, formalmente ainda 1º vice-presidente do PAIGC, indicou que está já a estudar-se a estratégia a seguir para a segunda volta e, tal como a candidatura de Bacai Sanha, não afasta a possibilidade de negociações com Kumba Ialá.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?