quarta-feira, maio 04, 2005

Grave crise no PAIGC

1/2 - Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 04 Mai 2005

Dirigentes do PAIGC exigem de novo demissão de primeiro-ministro

Cerca de 50 militantes do PAIGC entregaram à direcção do partido no poder na Guiné-Bissau um requerimento destinado a instaurar um processo disciplinar ao seu líder, Carlos Gomes Júnior, visando a sua demissão.

Em declarações momentos antes do início de uma reunião do Comité Central do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Hélder Proença, membro do Bureau Político, indicou que o requerimento foi entregue terça-feira à Comissão Nacional de Verificação e Controlo.

Segundo Hélder Proença, o requerimento foi assinado por cerca de meia centena dos 315 membros do Comité Central e do Bureau Político do partido, entre eles o 1º vice-presidente, Aristides Gomes, e o líder da bancada parlamentar, Cipriano Cassamá.

"Entregámos o requerimento em que exigimos a instauração de um processo disciplinar a Carlos Gomes Júnior, visando a sua destituição como líder do PAIGC", afirmou Hélder Proença, que ameaçou recorrer para os tribunais civis se a Comissão não tomar uma posição no prazo estipulado nos estatutos, de uma semana.

Entre os argumentos contidos no documento figuram o "desrespeito sistemático pelas decisões internas" e "vários atropelos às regras estatutárias", indicou Hélder Proença, destacada figura do PAIGC durante a vigência do regime de João Bernardo "Nino" Vieira (1980/98).

Mais especificamente, realçou, está em causa a indefinição quanto à impugnação apresentada pelo mesmo grupo à indigitação de Malam Bacai Sanhá como candidato do PAIGC às presidenciais de 19 de Junho próximo e o despacho em que Carlos Gomes Júnior exonera, "numa flagrante violação dos estatutos", o líder parlamentar.

As críticas não são de agora, pois desde Janeiro deste ano que a confrontação entre a ala de Aristides Gomes, que se assume como próxima de "Nino" Vieira, e Carlos Gomes Júnior, que ascendeu à liderança do PAIGC no congresso realizado em 2002, têm subido significativamente de tom.

As divergências tiveram o seu ponto alto quando "Nino" Vieira, após um exílio de seis anos em Portugal, regressou em Abril último à Guiné-Bissau para se recensear como eleitor e, posteriormente, apresentar a sua candidatura às presidenciais de Junho.

Na ocasião, o mesmo grupo, pela voz de Cipriano Cassamá, exigiu não só a demissão de Carlos Gomes Júnior de líder do PAIGC como também do cargo de primeiro-ministro, alegando "falta da autoridade do Estado" e "prepotência".

"Pensamos que é urgente o partido convocar a Comissão Permanente ou o Bureau Político para uma análise urgente da situação que prevalece. Estamos indignados com a perseguição pessoal de que somos alvo", afirmou o líder parlamentar.

À entrada para a reunião, Carlos Gomes Júnior não fez quaisquer comentários, limitando-se a assinalar que caberá às estruturas internas do partido tomar a decisão que "achar mais conveniente".

Questionado sobre se vai propor a expulsão de alguns altos dirigentes do PAIGC, nomeadamente Aristides Gomes, Cipriano Cassamá e Hélder Proença, o líder do partido no poder não respondeu.

A reunião do Comité Central, que hoje começou na sede nacional do partido em Bissau, termina quinta-feira.

2/2 - Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 04 Mai 2005

PAIGC reúne-se para analisar comportamento de altos dirigentes

O PAIGC reúne hoje o seu Comité Central para analisar o comportamento de altos dirigentes do partido no poder na Guiné-Bissau, entre eles o 1º vice-presidente, que têm publicamente contestado a liderança de Carlos Gomes Júnior.

A reunião, inicialmente marcada para final de Abril, foi convocada por Carlos Gomes Júnior, também primeiro-ministro, que não explicou se o encontro se destina a expulsar os dirigentes em causa, sublinhando que essa decisão cabe à direcção do partido.

No entanto, lembrou que estão em causa as atitudes que há praticamente um ano têm sido tomadas por três altos dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), entre eles o 1º vice-presidente, Aristides Gomes, bem como o líder parlamentar, Cipriano Cassamá.

Contrariamente aos procedimentos do PAIGC, as divergências tornaram-se públicas desde que Aristides Gomes, há um ano, não aceitou ser membro do governo de Carlos Gomes Júnior saído da vitória do partido nas eleições legislativas de Março.

As diferenças de opinião entre Carlos Gomes Júnior e Aristides Gomes, que têm protagonizado sucessivos episódios de confrontação pública, agravaram-se há cerca de um mês, durante e depois do regresso a Bissau do ex-presidente João Bernardo "Nino" Vieira, após seis anos de exílio em Portugal.

A "guerra de palavras" entre as duas alas teve o pico mais alto a 13 de Abril, quando Carlos Gomes Júnior, numa reunião com a juventude e com a associação de mulheres do PAIGC, teceu duras críticas àqueles três dirigentes, considerando-os "lacaios" e "sanguessugas".

Sobre Aristides Gomes, o líder do PAIGC apelidou-o também de "cobra venenosa", sublinhando que, ao ser eleito presidente no Congresso de 2002, o aceitou como "número dois" apenas "em nome da reconciliação e da reestruturação do partido".

"Esta direcção (do PAIGC) foi-me imposta e aceitei Aristides Gomes como 1º vice-presidente porque era uma pessoa que, à priori, iria ajudar o partido a afirmar-se. Hoje, deduzo que não passa afinal de uma cobra venenosa e dou a mão à palmatória", afirmou então Carlos Gomes Júnior.

O líder do partido governamental sublinhou, por outro lado, que Malam Bacai "é e continuará a ser" o candidato do partido às presidenciais de Junho próximo, minimizando o apoio que alguns dirigentes têm dispensado a "Nino" Vieira, cuja candidatura já foi entregue no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

"Não temos nada a ver com a candidatura dele. «Nino» Vieira vai pelo «Nino» Vieira e o PAIGC é o PAIGC e tem o seu próprio candidato", garantiu, assegurando que é essa a posição que vai reafirmar na reunião do Comité Central e que Malam Bacai Sanhá contará com o apoio de "todas as estruturas" do partido.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?