quarta-feira, março 30, 2005

Cuba manda médicos, professores e técnicos

Origem do documento: www.noticiaslusofonas.com, 30 Mar 2005

Cuba retoma cooperação nas áreas da Saúde e Educação

Cuba vai retomar a cooperação com a Guiné-Bissau nos domínios da Saúde e Educação quando, em Abril chegarem a Bissau cerca de uma centena de técnicos, entre médicos e professores, anunciou hoje o porta-voz do governo guineense.

Segundo disse à Agência Lusa Filomeno Lobo de Pina, a concretização do retomar da cooperação, já no terreno, ficou definitivamente decidida numa deslocação que efectuou na semana passada a Havana e em que se passou "das palavras aos actos".

Lobo de Pina, que é também ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Comunicação Social e Assuntos Parlamentares, adiantou que, em meados de Abril, chegarão a Bissau 45 médicos para as áreas assistencial e educacional, entre eles 15 recém-formados, e 30 professores para apoiar programas de alfabetização das populações.

No domínio da segurança alimentar, prosseguiu Lobo de Pina, chegarão também à capital guineense na mesma altura 23 técnicos, projecto que extravasa a cooperação bilateral, uma vez que envolve também a parceria do programa Alimentar Mundial (PAM).

Em Havana, Lobo de Pina participou na reunião do Comité Intergovernamental sobre Cooperação Económica, que decorreu de 21 a 23 deste mês, mantendo, depois, várias reuniões com diferentes titulares da administração do presidente Fidel Castro.

Nesse sentido, virá a Bissau em breve uma delegação do governo cubano para assinar com as autoridades guineenses três acordos de cooperação, um ligado ao ensino superior, outro às pescas e o terceiro à agricultura.

O primeiro prevê o relançamento da Faculdade de Medicina de Bissau, criada em 1977 e encerrada em meados da década de 90 devido a questões de ordem financeira e política.

Na área das Pescas, sublinhou o "número dois" do executivo de Carlos Gomes Júnior, será assinado um protocolo de cooperação para apoiar a regulamentação do sector e de assistência à guarda-costeira.

Lobo de Pina adiantou que, no domínio da Agricultura, será assinado um acordo destinado a vários projectos ligados à hidráulica e irrigação, no quadro da gestão dos recursos hídricos do país.

O relançamento da cooperação entre os dois países, estagnada desde meados da década de 90, deu-se em fins de Setembro de 2004, quando Bissau acolheu os trabalhos da XII Reunião da Comissão Mista de Cooperação, em que foram aprovados mais de uma dezena de projectos.

A reunião foi seguida, em Janeiro deste ano, por uma visita oficial do primeiro-ministro guineense a Cuba, em que foram elaborados outros projectos de cooperação ligados aos sectores das Obras Públicas, Construção, Urbanismo, Educação, Cultura e Desporto.

As relações de cooperação entre os dois países datam oficialmente de 1976, ano em que se realizou a I Reunião da Comissão Mista, embora Cuba estivesse já presente na Guiné-Bissau para apoiar na luta da independência contra o regime colonial português (1963/74).



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?