sábado, fevereiro 19, 2005

Suécia anuncia fim das ajudas

Origem do documento: www.guine-bissau.com, 19 Fev 2005
por TOMÁS ATHIZAR MENDES PEREIRA

SUECIA ANUNCIA O FIM DAS AJUDAS A GUINE-BISSAU

A Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (ASDI) anunciou, através do seu representante, Lars Berg, que o Governo deste país nórdico, vai “cessar”, a partir deste ano, as suas ajudas a Guiné-Bissau e a Fundação Guineense para o Desenvolvimento Empresarial e Industrial (FUNDEI).

Berg que é igualmente membro do Conselho da Administração da FUNDEI, argumentou que o Governo sueco entende que depois de 30 anos de assistência, “a Guiné-Bissau pode começar a andar com o seus próprios pés”.

O representante que transmitiu essas informações, disse que no seu entender é possível que o momento escolhido não seja o melhor, mas a verdade é que “a decisão foi do Governo sueco”.

“O Reino da Suécia iniciou as ajudas a Guiné-Bissau entre os anos 1971/72 – durante o período da luta de libertação nacional. Continuamos essas ajudas nos 30 anos que se seguiram a independência. Tivemos mais de 100 suecos que viveram e vivem na Guiné-Bissau. Tivemos muitos patrimónios entre outros. Depois do conflito o Governo sueco, achou que chega das ajudas”, disse Lars Berg. Conforme ele, esta decisão pode não ser para sempre, mas por agora, a Suécia vai mesmo retirar.

“Pensamos que os projectos que a Suécia já apoiou como a Editora Escolar; o Laboratório de Saúde e até a própria FUNDEI, comecem a andar com os seus próprios pés”, indicou Berg.

Como membro do Conselho da Administração da FUNDEI, o representante diz que chegou a hora dos funcionários dessa entidade e outros responsáveis começarem a trabalhar para “ampliar os recursos que já existem”. “Aqui só temos que lamentar de que durante o conflito político militar de 7 de Junho, a FUNDEI perdeu muito dinheiro. Foram mais de dois milhões de dólares em empréstimos, mal parados”.

Apesar da decisão tomada não ser minimamente confortável ao país, Berg, sustenta que a Suécia ainda espera que a questão vai melhorar. “FUNDEI pode contribuir para essa melhoria. As propriedades podem constituir uma força para essa melhoria”.

Segundo informações reveladas pelo jornal Diário de Bissau, a ajuda sueca ao país desde a independência rondam os 500 milhões de dólares americanos.



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?